Removendo Kernels antigos no fedora 21



Atualizações de kernel tem sido frequentes no Fedora. Com isso, é bastante comum que as diferentes versões do kernel sejam acumuladas no diretório /boot, fazendo também com que o GRUB passe a mostrar uma parte delas em seu menu.

Visto que raramente uma nova versão do kernel apresenta problemas com o nosso hardware, é bastante comum também a utilização somente da última versão disponível em nossa máquina. Dessa maneira, torna-se conveniente a existência de uma ferramenta capaz de remover todas as versões de kernel disponíveis em nossa máquina, exceto a atual.

Pré-requisito: Antes de prosseguir com a dica, você deve ter em sua máquina o pacote yum-utils instalado. É muito provável que já o tenha, mas em caso negativo, instale-o com o comando:

# yum install yum-utils 

EXCLUINDO OS KERNELS: O COMANDO PACKAGE-CLEANUP

Em geral, os usuários costumam remover os kernels antigos através da dupla rpm/yum. Esse método funciona, é claro, mas é menos automatizado. O comando package-cleanup é capaz de fazer isso por nós de maneira simples e fácil.

Inicie o seu sistema com o mais recente kernel instalado. Tenha certeza de que tudo está realmente funcionando em sua máquina antes de prosseguir. Então abra um terminal, logue-se como root e execute o comando:

# package-cleanup --oldkernels 

Simples, não? Pois é, o comando "package-cleanup", por padrão, mantém no sistema as duas mais recentes versões instaladas do kernel. Mas queremos manter somente a última. Isso é possível através da opção: --count

# package-cleanup --oldkernels --count 1 

A opção "--count" permite especificar o número de kernels mais recentes que será mantido no sistema. Neste caso, como queríamos manter somente a última versão, definimos o valor desta opção como 1 (um). Mas, por exemplo, caso você queira manter os últimos três kernels, bastará definir esse valor como sendo 3 (três). Simples e indolor.

RECRIANDO O ARQUIVO DE CONFIGURAÇÃO DO GRUB

Esta é uma etapa opcional.

Após remover as versões antigas do kernel, o GRUB passará a listar o kernel atual junto com sua versão. Eu, particularmente, não gosto que a versão do kernel apareça no menu.

Para resolver esse "problema", basta apenas recriar o arquivo de configuração do GRUB:

# grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg 

Problema resolvido.  Compartilhem!!!


Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Removendo-kernels-antigos-do-Fedora

Comentários